top of page

Digestibilidade de alimentos alternativos para o Pacu (Piaractus mesopotamicus)

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): Universidade Federal do Paraná - Auxílio financeiro.

Nutrição e produção de peixes de água doce

Descrição: Estudar a nutrição e sistemas de criação de peixes exóticos e nativos utilizados ou com potencial para a aquicultura.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Avaliação de três Alimentos Alternativos para a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

O objetivo do presente experimento é determinar o coeficiente de digestibilidade aparente (CDA) da energia, proteína, matéria seca, fibra bruta e gordura, bem como o nível de inclusão da ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), amora miura (Morus alba L.) e capim papuã (Brachiaria plantaginea) para a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) nas fases de alevinagem e juvenil. O presente trabalho será realizado no Laboratório de Tecnologia e Aquicultura (LATAq), da Universidade Federal do Paraná, Campus Avançado de Jandaia do Sul. 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Características morfométricas de crescimento e composição corporal de Rhamdia quelen criados com isolamento sexual e sexos agrupados

Descrição: O projeto busca acompanhar, registrar e descrever o desenvolvimento pós larval do R. quelen a fim de fornecer informações relevantes para o cultivo da espécie em cativeiro, além de contribuir com a conservação da mesma em ambientes naturais através do conhecimento dos aspectos biológicos como ciclo de vida e  exigências básicas de sobrevivência

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Composição química corporal e de produtos derivados de peixes cultivados no Brasil

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Avaliação da criação alternada da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) com o jundiá (Rhamdia quelen)

Descrição: Avaliar a produtividade de uma criação alternada da tilápia do Nilo e do jundiá. Para cada espécie a avaliação dos parâmetros de sobrevivência, ganho de peso, taxa de crescimento específico, conversão alimentar aparente, comprimento total, comprimento padrão, altura, largura, comprimento da cabeça. Matéria seca, cinzas, proteína bruta e extrato etéreo do filé e corporal. Rendimento de carcaça com cabeça, rendimento de carcaça sem cabeça, rendimento de tronco limpo, rendimento de filé, rendimento de musculatura abdominal (apenas para a tilápia do Nilo), gordura visceral e índice hepatossomático. Quantificação e qualidade da farinha de resíduos do abate.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

Determinação da digestibilidade de nutrientes e energia de alimentos convencionais e alternativos para quatro espécies de bagres nativos

Descrição: Determinação da digestibilidade da energia e nutrientes de alimentos convencionais e alternativos para quatro espécies de bagres nativos, o jundiá cinza (Rhamdia quelen), jundiá (Rhamdia branneri), jundiá amarelo (Rhamdia voulezi) e mandi pintado (Pimelodus britskii).. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.​

Avaliação da inclusão do glicerol bruto, derivado da produção de biodiesel, em rações sobre o desempenho produtivo e reprodutivo do surubim (Pseudoplatystoma sp)

Descrição: O objetivo geral do presente trabalho é avaliar a utilização do glicerol derivado da fabricação do biodiesel na alimentação do surubim. O projeto será conduzido em dois Laboratórios, a parte de produção no Laboratório de Nutrição de Organismos Aquáticos, no Setor Palotina da Universidade Federal do Paraná e o de reprodução no Laboratório de Tecnologia da Reprodução de Animais Aquáticos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Toledo, durante um período de 36 meses. Este trabalho será composto por um experimento de digestibilidade e quatro experimentos de inclusão do glicerol bruto, derivado da fabricação do biodiesel, em rações extrusadas para o surubim. Será determinada a digestibilidade aparente da energia do glicerol para o surubim e quatro de inclusão do glicerol na ração, como fonte energética, com base nos valores digestíveis, de 15 a 100g, de 100 a 500g, de 500 a 1.500g e para reprodutores.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

 

Determinação da exigência de proteína e energia digestíveis para a tilápia do Nilo de 500 a 1.500g com rações extrusadas a base de farelo de soja e milho

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

bottom of page